Fias, to de férias, nem acredito, rumo ao quarto semestre o/ Caramba, 4º semestre, parece que ontem eu tava chorando por ter perdido uma bolsa de estudos, achando que o mundo tinha desabado, mas talvez tivesse mesmo, mas como eu confio em Deus, ele tinha algo muito melhor pra mim, pra que chorar por uma bolsa em uma particular meia boca se o que me aguardava era a Universidade de Brasília, simplesmente uma dar melhores do Brasil, morri.
Se o seu objetivo é uma vaga na federal, não dá pra ficar sentado na cadeira esperando o dia da prova, você terá que fazer alguns sacrifícios. A minha história com o ensino superior é um pouco complicada e grande, pra quem não sabe leia aqui. Por isso, pra evitar todo esse sofrimento vou listar 10 diquinhas pra não fazer feio e estar com o pézinho mais próximo da universidade.
1) Que curso eu vou fazer? Por muito tempo esse foi o meu dilema, fiz vários testes vocacionais, conversei com alguns profissionais e enfim decidi fazer Pedagogia. Sofri um pouco com o preconceito das pessoas, mas daqui a alguns anos quando eu for bem sucedida e rica, vou sambar na cara desse povo. Faça o que você quer fazer!
2) É bom ter noções de concorrência, nota de corte e vagas, assim você sabe o quanto vai ter que se esforçar, estudar, parar de dormir e respirar.
3) Estude! Engraçado falar isso né, mas tem muita gente que quer passar no vestibular sem estudar, isso é sorte de poucos, tipo a minha haha Eu passei na UnB no meu segundo vestibular, depois de ter sofrido e não passado no PAS, 1 Vest e Enem, fiquei totalmente desmotivada, sem saco pra estudo. Mas lembrava de muita coisa da escola, por isso é importante prestar muita atenção na aula, deixe pra conversar no intervalo.
4) Eu sempre gostei de escrever e o meu blog ajudou muito nessa questão, por isso escreva mais, seja em um blog, facebook ou num caderno qualquer. Leia bastante também, mesmo que seja a saga Crepusculo, certamente ela vai te ajudar de alguma forma. Mas não se esqueça de ler jornais e revistas, ter um pouco mais de noção da linguagem e das notícias também, afinal atualidades são muito cobradas no vestibular.
5) Internet não se resume a facebook, pesquise, estude através de site, baixe algumas provas de vestibular, exercite!
6) Prepare-se psicologicamente, não basta apenas comer todos os livros, se na hora da prova o nervosismo falar mais alto. Já vi muita gente que teria total capacidade de gabaritar provas, mas que tremeu, suou frio, pensou demais e ai... Num deu :(
7) Eu aprendo mais escrevendo do que lendo, vendo, e tudo mais. Por isso, faça resumos, na minha opinião, as palavras fixam mais rápido. Associe disciplinas a músicas, frases, por muito tempo lembrei da frase "Minha velha traga meu jantar: sopa, uva e nabo" na hora de escrever sobre os planetas do sistema solar.
8) Keep calm and leia essa prova direito. Todo mundo sabe que vira e mexe tem uma pegadinha entre todas aquelas questões, por isso leia tranquilamente a prova, sublinhe, faça observações, tudo o que for preciso para interpretar.
9) Não precisa parar de viver. Claro que existem renuncias a serem feitas, mas eu não vejo motivo pra você estar sábado a noite em casa estudando, quando você tem toda a semana pra isso, também é preciso de um tempo pra você aliviar as tensões.
10) ACREDITE NO SEU PONTENCIAL! Exatamente, tenha auto-estima, todo mundo pode passar no vestibular, inclusive você. Faça a sua parte, que sua mente faz o resto ;)
Como devo estudar: clique aqui
P.s.: A ordem dos fatores não altera o produto, fui escrevendo à medida que fui lembrando.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Fiquem a vontade para fazer sua crítica, comentário e sugestão, me respeita que eu te respeito, ok? rs. Muito obrigada por sua visita e volte sempre.