Vou começar uma série de postagens no blog sobre um tema que gosto muito: VIAJAR. Ok, não sou uma super turista, mas sempre posso, viajo, e tento aproveitar ao máximo, independente do destino. Meus planos para a vida são trabalhar, juntar dinheiro e viajar, vou ficar muito satisfeita se conseguir alcançar essa meta. Pois bem, o intuito desses posts é auxiliar no planejamento da viagem e sugerir alguns destinos. Vamos embarcar nessa?
Critérios de escolha
Pra fazer uma viagem que seja legal, acho importante estabelecer alguns critérios para escolher pra onde ir. Por exemplo, você tem que ter claro na sua cabecinha brilhante, o motivo, se vai viajar pra conhecer uma outra cultura, outra história, estudar, ou simplesmente viajar pra sair de casa (meu caso na maioria das vezes haha). A partir dai estabeleça possíveis destinos e comece a pesquisar e escolher aquele por quem você se interessar mais.
Custo da viagem
Grana pra viajar, nunca é demais, por isso é importante guardar com antecedência. Sabendo sua ideia de destino pesquise passagens, hospedagem e o custo pela cidade. Se for um outro país verifique a moeda local. Uma dica é pesquisar o valor das passagens pela decolar, mas não compre no site, eles incluem muitas taxas, pesquisa o preço no site, mas compre a passagem diretamente com a empresa aérea. Já para a hospedagem pesquise pelo tripadvisor, nesse site você pode pesquisar opções diferentes de hospedagem e ainda rola os comentários de quem já visitou o local, assim você já fica sabendo o que esperar.
Planejamento da viagem
Depois de escolher o local e comprar as passagens, é legal você pesquisar o clima do lugar pra onde você vai, assim fica mais fácil escolher o que levar, pra não correr o risco de levar coisa desnecessária, ou ficar sem alguma coisa que você deveria ter levado, outra coisa que faço muito. Em vários blogs rolam muitas dicas de roupa, cosméticos, entre outras cositas. Faça uma lista do que não pode faltar, inclusive dos documentos, futuramente postarei uma que sempre me ajuda nas minhas viagens. Selecione o que vai levar, mas recomendo que deixe pra fazer a mala bem próximo da viagem, se possível no dia anterior, ou no mesmo dia.
Os aviões da tam, mesmo na segundo classe, são um lusho e super confortáveis. |
Lugares a visitar
Se você fechar pacote com alguma empresa de viagens, não vai se preocupar com os pontos turísticos, mas se você for por conta própria, pesquise os locais da cidade, estações de metrô, restaurantes, pontos turísticos, monumentos importantes, feirinhas, etc.
No dia da viagem
Certifique-se de estar com as coisas importantes em mãos, coloque um cadeado na mala, amarre alguma coisinha pra ser mais fácil na hora de pega-la. Chegue com antecedência ao aeroporto, deixe a passagem e os documentos mais fáceis de encontrar.
Durante
Planeje diariamente o seu dia, em uma agenda, ou bloquinho de folhas. Destine uma média de gastos por dia, quando a gente tá em outro país de moeda diferente, somos facilmente enganados, não só pelos taxistas haha, mas até mesmo pela própria moeda, você fica achando que tem muito e no fim das contas não corresponde a nenhum real. Outro ponto importante é o cambio monetário, procure conhecer bem a moeda do lugar e trocar nos cambios oficiais, embora no mercado negro seja mais vantajoso, mas sou um bom exemplo então finge que eu não falei isso, ok? Não troque todo o seu dinheiro em um dia só, não recomendo. Aproveite ao máximo e tente cumprir o cronograma escolhido para a viagem, nem sempre será possível, mas tente. Se permita conhecer outras pessoas, sabores, cultura, e por ai vai.
E você tem alguma dica pra compartilhar?
Comenta, tô esperando por você!
Beijinhos e até o próximo post :*
Sempre que penso em viajar começo a planejar com um ano de antecedencia. Assim dá pra viajar com calma e curtir bastante haha Arrasou nas dicas
ResponderExcluirBeijoos, Ana Carolina
simplesglamour.blogspot.com
Instagram e Twitter: @simplesglamour
É uma boa mesmo, acho que é um intervalo de tempo legal. bjs :*
ResponderExcluir